Características e curiosidades sobre os leopardos (Panthera pardus)
Os leopardos (Panthera pardus) são mamíferos felinos, carnívoros e velozes. Com visão e audição apuradas, são ótimos caçadores. Atualmente, são reconhecidas nove espécies desses animais. Eles são encontrados em regiões da África e da Ásia.
Alimentação
Os leopardos são animais carnívoros que se alimentam de outros animais. Atacam a presa sem que ela perceba a sua aproximação. Após a captura, a escondem em árvores ou sob a vegetação. Não escapam do cardápio desses caçadores, antílopes, vacas, cabras, capivaras, entre outros mamíferos; além de aves e répteis.
Reprodução
O pico de reprodução desse animal acontece durante a estação chuvosa e dura o ano inteiro. Geralmente as fêmeas dão à luz a dois filhotes, a cada 15-24 meses, e a gestação não é longa, dura em média 96 dias.
Curiosidades
Os filhotes pesam cerca de um quilo ao nascerem, e são escondidos pelas fêmeas que objetivam protegê-los de outros animais, como do leão, por exemplo. Somente a partir da sexta ou oitava semana, saem do esconderijo, quando devem começar a ingerir alimentos sólidos.
Aos três meses ocorre o desmame, e aos 20 meses serão independentes. Vivem em média de 10 a 12 anos no ambiente selvagem, mas em cativeiro, podem viver um pouco mais, chegando aos 20 anos de idade.
Os leopardos são solitários e possuem hábitos noturnos. Demarcam seus grandes territórios com fezes, urina, com marcação das garras e com a emissão de sons.