Características e curiosidades sobre os leopardos



Características e curiosidades sobre os leopardos (Panthera pardus)

Os leopardos (Panthera pardussão mamíferos felinos, carnívoros e velozes. Com visão e audição apuradas, são ótimos caçadores. Atualmente, são reconhecidas nove espécies desses animais. Eles são encontrados em regiões da África e da Ásia.

Considerado o quarto maior felino do mundo, esses carnívoros podem pesar até 90 kg e atingir cerca de dois metros de comprimento, sendo que os machos são maiores que as fêmeas.

Seu corpo flexível possibilita atingir cerca de 60 km/h e saltar mais de seis metros na horizontal e três na vertical. As patas curtas, com garras afiadas e retráteis, fazem que o solo não seja o limite para esses felinos que podem subir em árvores; as orelhas são pequenas e redondas; o pescoço e os bigodes são logos; também possuem uma longa cauda que ajuda a manter o equilíbrio.

Os tons de pelagem desses animais podem variar do amarelo-claro até o laranja-avermelhado. Há também os panteras-negras que possuem a pelagem negra. Em relação aos filhotes, possuem uma pelagem cinza. Os leopardos possuem manchas em seu corpo que são chamadas de rosetas por lembrarem o formato de uma rosa, o centro é amarelo com pintas pretas ao redor.

Alimentação

Os leopardos são animais carnívoros que se alimentam de outros animais. Atacam a presa sem que ela perceba a sua aproximação. Após a captura, a escondem em árvores ou sob a vegetação. Não escapam do cardápio desses caçadores, antílopes, vacas, cabras, capivaras, entre outros mamíferos; além de aves e répteis.

Reprodução

O pico de reprodução desse animal acontece durante a estação chuvosa e dura o ano inteiro. Geralmente as fêmeas dão à luz a dois filhotes, a cada 15-24 meses, e a gestação não é longa, dura em média 96 dias.

Curiosidades

Os filhotes pesam cerca de um quilo ao nascerem, e são escondidos pelas fêmeas que objetivam protegê-los de outros animais, como do leão, por exemplo. Somente a partir da sexta ou oitava semana, saem do esconderijo, quando devem começar a ingerir alimentos sólidos.

Aos três meses ocorre o desmame, e aos 20 meses serão independentes. Vivem em média de 10 a 12 anos no ambiente selvagem, mas em cativeiro, podem viver um pouco mais, chegando aos 20 anos de idade.

Os leopardos são solitários e possuem hábitos noturnos. Demarcam seus grandes territórios com fezes, urina, com marcação das garras e com a emissão de sons.

Alerta

Classificados como vulneráveis pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), a espécie tem diminuído devido a caça para o comércio ilegal de peles. Há ainda os caçadores ilegais que os matam para exibi-los como troféus. Outro problema é a perda do seu habitat e o conflito com o ser humano.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem