Características e Curiosidades sobre os Guepardos (Acinonyx jubatus)
Características
Os guepardos possuem orelhas pequenas, redondas e uma audição apurada; uma cauda longa e torcida; o corpo alongado com a mais longa e flexível espinha entre todas as espécies de felinos; garras semi-retráteis e pernas longas. Esses animais também possuem narinas crescidas, pulmões e corações enormes. Todas essas características formam um conjunto perfeito para esses atletas que podem atingir velocidades extremas de até 110 km/h.
O Fundo de Conservação dos Guepardos registra que o peso desses felinos é de 34 kg a 56 kg, em uma estrutura fina, cintura estreita e peito profundo, que pode medir de um metro a um metro e meio da cabeça aos quartos traseiros; a cauda pode chegar a 81 cm; em relação à altura desses animais, podem chegar até 91 cm até os ombros. Sendo que os machos apresentam uma estrutura e cabeça maiores que as fêmeas. Assim como os leopardos, as chitas também podem subir em árvores.
Diferença entre o guepardo e o leopardo
Dos olhos até a boca do guepardo há duas listas pretas que servem para proteger seus olhos do brilho do sol e facilitar mirar as presas. A cor do subpêlo da chita pode variar de um bronzeado claro a um dourado profundo com manchas pretas sólidas, um aspecto que os diferencia dos leopardos, que não possuem manchas sólidas, mas sim pintas em formato de rosetas. Além da diferença das manchas há outros aspectos que os diferencia, mas nos aprofundaremos nesse assunto em um outro artigo.
Alimentação
Esses felinos são animais carnívoros, sua dieta inclui em especial a gazela-de-thomson, impala e outros antílopes de pequeno e médio porte. Se alimentam também de lebres, roedores e pássaros. Não passam despercebidos os bezerros de animais de rebanhos maiores, e a preferência são as espécies selvagens. Somente os guepardos mais velhos, doentes, feridos e jovens inexperientes caçam o gado doméstico.
Reprodução
O período de gestação do guepardo não é longo, dura apenas 93 dias, com ninhadas que podem variar de um a seis filhotes. Raramente podem acontecer de nascerem oito.
Curiosidades
Em apenas três segundos conseguem acelerar de zero a quase 100 quilômetros por hora. Com um corpo feito para correr, esses felinos podem ser mais velozes que a maioria dos carros. Apesar da velocidade, podem ser vulneráveis, por não terem uma estrutura para luta, também não rugem, eles rosnam diante do perigo, vocalizam com os filhos e latem na comunicação entre si. Curiosamente, a cauda dos guepardos pode variar de cor na ponta, do branco ao preto. A cauda também serve como sinalizador para que os filhotes não se percam das suas mães.
Alerta
O National Geographic Brasil alerta que desde o início do século 20 ocorreu a eliminação de mais de 90% da população global dessa espécie, e que atualmente restam menos de 7 mil guepardos adultos na natureza, a maioria no sul e no leste da África.
Na natureza, segundo o Fundo de Conservação dos Guepardos, a espécie pode viver de 10 a 12 anos, sendo que a expectativa de vida dos machos é ainda menor, em torno de 8 anos. Em cativeiro, podem viver um pouco mais, podendo chegar até 20 anos.
De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), a ameaça contra a existência dos guepardos tem sido a perda e fragmentação dos seus habitats, a caça e comércio ilegais, o esgotamento de presas, além do conflito com o ser humano. Um problema que não afeta apenas os guepardos, mas também leões, tigres e leopardos.