Características e curiosidades sobre as girafas (Giraffa camelopardalis)
Nativas do continente africano e considerados os animais mais altos do mundo, as girafas (Giraffa camelopardalis) se destacam entre os outros animais pelo seu tamanho, pescoço alongado e musculoso; também possuem uma pelagem brilhante com manchas em seu corpo que facilita a camuflagem contra predadores.
Segundo a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (ZOO), atualmente, são conhecidas quatro espécies de girafas e seu habitat são as Savanas, terras áridas, pastagem, florestas e seca. A girafa é um animal Endêmico da África, sucedendo no sul do Saara até o leste de Transvaal, Natal, e no norte do Botswana. Com uma população residual no Níger.
Características
Os dados apresentados por Frame e George (2023), no artigo denominado "Girafa", disponivel na Enciclopédia Britanicca, mostra que os machos possuem grande estatura, podendo medir cerca de 5,5 metros de altura. As fêmeas são um pouco menores e podem alcançar em média 4,5 metros. A língua da girafa pode medir até 50 cm de comprimento, o que facilita colherem alimentos. Esses mamíferos também possuem uma cauda longa, podendo medir um metro de comprimento. Com um corpo tão longo, não é de estranhar o peso desses animais, os machos podem chegar a 1.930 kg e as fêmeas a 1.180 kg.
As girafas possuem olhos impressionantes pelo tamanho, cor castanha e longos cílios. Esses vertebrados possuem cornos, projeções ósseas cobertas por queratina, uma estrutura semelhante aos chifres dos bois que pode medir até 13,5 centímetros. Entre os machos, a funcionalidade dos cornos é ferir seu adversário nas lutas. Esses animais podem viver até 26 anos na natureza e um pouco mais em cativeiro, chegando aos 33 anos.
Alimentação
As girafas são animais herbívoros que se alimentam apenas de alimentos de origem vegetal, de folhas, frutos, flores e caules, com preferência pela acácia, uma árvore de grande porte que pode medir até 30 metros de altura, resistente a seca e espinhosa.
Apesar dos espinhos da planta, as girafas conseguem se alimentar sem se ferir devido ao tamanho da língua e dos lábios flexíveis, além de conseguirem mastigar os espinhos com os dentes molares. Durante a seca, esses animais se alimentam de arbustos, mas na estação chuvosa, eles se alimentam das acácias. Esses mamíferos passam metade do dia se alimentando e os machos podem comer em média 65 kg por dia.
Reprodução
A gestação das fêmeas dura bastante tempo, um pouco mais de um ano, 460 dias, o que corresponde a cerca de 15 meses de espera. Geralmente dão à luz a um único filhote, raras vezes acontece a gestação gemelar e a reprodução ocorre a cada 20 a 30 meses. A primeira reprodução das fêmeas ocorre dos quatro aos cinco anos de idade. O filhote ao nascer pode pesar de 50 a 70 quilos. Os machos, apesar de atingirem a maturidade sexual em torno dos quatro e cinco anos, estarão prontos para a reprodução somente aos sete anos de idade.